GA

Este livro é resultado do trabalho que os alunos da Escola Amure realizaram durante as aulas do Ensino Fundamental, orientados por nós professores Ikpeng, revelando usa preocupações sobre os recursos hídricos. Durante as aulas, os alunos pesquisaram com seus pais e com as pessoas sábias, buscando informações sobre a importância da água para os seres vivos da natureza.Este livro é utilizado na sala de aula como material pedagógico, para refletir sobre os recursos hídricos em nossas áreas indígenas.

Por isso nossa equipe de fiscalização se chama Pïrino. Monitoramos e vigiamos o nosso território para proteger a nossa cultura, o meio ambiental, a fauna e a flora porque percebemos que cada vez no entorno da Terra Indígena do Xingu vem acontecendo desmatamentos nas cabeceiras e nascentes dos rios, extração de madeira, invasão territorial, caça e pesca ilegal e plantio da soja com produtos tóxicos próximo da Terra Indígena do Xingu (TIX) .Para isso realizamos ao menos duas expedições por ano no entorno da TIX, entre os rios Batovi e Ronuro e entre os rios Steine e Arraia.


Autores: Cássio P. Kekgrïnpo Ikpeng, Diego Aptuka Ikpeng, Tawareró Ikpeng, Pomekenpo Ikpeng, Opote Maplonpa Ikpeng, Renan Kawïre Mataure Txicão, Kawisgo Txicão, Nawaki Ikpeng, Tapanpo Ikeng, Melobo K. Ikepng, Araver Txicão


Organização: Iokore Kawakun Ikpeng, Korotowï Taffarel Ikpeng, Maiuá Meg Poanpo Txicão

Série Experiências Didáticas

publicação: PROESI – UNEMAT |Programa de Educação Superior Indígena Intercultural