COLETA DE SEMENTES - YARANG

Yarang é o nome de uma formiga-colhedeira (saúva), que junto com as outras, colhe as sementes sem preguiça, e as levam para suas casas para consumir. Elas também descascam e armazenam as sementes e as deixam de cabeça para cima para não germinar e assim poder usar no inverno.

Por isso o projeto de coletadoras de sementes foi denominado de yarang: as mulheres ikpeng se organizaram para trabalhar juntas e animadas na colheita de semente igual à yarang.

O objetivo da coleta é reflorestar as matas ciliares das cabeceiras do rio Xingu. O projeto faz parte da campanha Y katu Xingu, "Água limpa do Xingu" Saiba mais

Seu principal objetivo é a conservação da água do Xingu, por isso atua na recuperação de nascentes e matas ciliares degradadas, visando difundir práticas sustentáveis e mobilizar a sociedade para implantar um novo modelo de desenvolvimento na região, que respeite o ambiente e a diversidade sociocultural das populações.

A Rede de Coletores de Sementes do Xingu surgiu em novembro de 2007 com os primeiros resultados das experiências de restauração florestal da Campanha Y Ikatu Xingu. A Rede reúne agricultores familiares, grandes proprietários rurais, comunidades indígenas, viveiristas, conhecedores da mata, pesquisadores, prefeituras, escolas e entidades da sociedade civil. Saiba mais

Desenho: Kawire Robinho Ikpeng