MOVIMENTO DOS JOVENS IKPENG - KWAKWAKTXIKTXI

Criamos o Kwak kwak Txiktxi para fortalecer a transmissão dos conhecimentos ikpeng.Nós jovens não conhecemos muitas coisas da nossa cultura e estamos aprendendo com os mais velhos. Para isso, durante o trabalho dos mais velhos, nós temos que observar e ficar juntos para aprender, por exemplo, o artesanato, a fazer a roça, tirar o sapé, construir nossa casa. As mulheres também contam como são seus trabalhos e ensinam as meninas novas a fazer o patxi, meko, fiar maku etc. Há um tempo atrás as mulheres mais jovens não sabiam fazer todas as coisas, mas hoje com o apoio da escola elas estão tendo mais interesse. Todas as coisas têm regras para fazer e se não se aprende logo, na fase certa, pra frente não saberemos o que fazer.

Seguimos a nossa liderança jovem do Kwak kwak Txiktxi mas também o grupo já tem autonomia para apoiar os trabalhos que vão aparecendo, como organização da festa ou apoio aos eventos que ocorrem aqui, como reuniões e conferências. E cada vez mais estamos aprofundando nossos conhecimentos. Estamos ouvindo histórias e aprendendo como fazer, os mais velhos são nossos orientadores.

No início do movimento, fomos plantar juntos pela primeira vez e fizemos brincadeiras, comemos e bagunçamos bastante. A roça não teve bons resultados, éramos inexperientes. Agora não, aprendemos a respeitar as regras e a roça está ficando bonita, assim os velhos nos orientaram, a ir sem usar desodorante, não brincar, ir sem comer nada e a cantar o canto para a roça nascer bonita.

Desenho: Kuripo Elisa Ikpeng