MANEJO - UKPUTU

Ukputu, o manejo, é uma forma de controlar a exploração de recursos naturais para garantir que continuem existindo no futuro.

Antigamente nós éramos nômades e tínhamos uma outra forma de utilizar as terras do nosso território. Vivíamos livres e assim a técnica de plantio das roças era diferente: depois do plantio e colheita de uma roça de mandioca, por exemplo, fazíamos a nova plantação em uma outro lugar e assim deixávamos a terra descansar e se regenerar. Só voltávamos a usar aquela terra muito tempo depois e ela estava fértil de novo. No tempo dos nossos avós, eles tinham cuidado para não deixar acabar os recursos naturais que usavam para muitas coisas: construir casas, se alimentar, se enfeitar, preparar seus remédios, praticar seus rituais, etc.

Hoje mudou muito: vivemos em territórios demarcados, a terra vai se cansando pelo uso constante, temos que usar até quatro vezes o mesmo terreno para o plantio e há pouca terra preta, iruktowowon. Nossa população está crescendo e a exploração econômica no entorno vem provocando um forte impacto ambiental sobre o nosso território. Por isso hoje temos que mudar a gestão do uso do solo, temos que fazer manejo usando os métodos tradicionais junto com novas técnicas, para garantir nossa sobrevivência e manter a nossa forma de ser.


Atualmente estamos participando da elaboração de um projeto de gestão de recursos naturais, que utiliza os conhecimentos tradicionais com a formação técnica e educação diferenciada. O projeto se chama Cooperativa Técnica Mista Indígena do Xingu – CTMIX, e envolve agentes de manejo e comunidades de diversos povos do Xingu. Saiba mais

Desenho: Raegï